sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Os croques de Andorra

Eu mandei essa receita no dia dos namorados para os amigos, mas antes, vou contar a história desse prato e dar a receita original e a minha modificada. Ok, Leute?

O Croque-Monsieur é o mais famoso sanduíche francês. Segundo a Enciclopédia Larousse Gastronomique, o primeiro Croque-Monsieur foi servido no verão de 1910, num bar inglês chamado Le Trou dans le Mur, que ficava no Boulevard des Capucines, em Paris. De inspiração anglo-saxônica, o Croque-Monsieur é uma adaptação (melhorada) do Welsh Rarebit inglês, e a principal diferença é o acréscimo do presunto na receita francesa.

Croque Monsier [ORIGINAL]

Ingredientes:

4 fatias de pão de forma
100g queijo emmental ralado
4 fatias de presunto
2 fatias de mussarela
200ml creme de leite fresco
Sal, noz moscada
Pimenta do reino preta moída a gosto
2 ovos

Modo de Preparo:

Misture o creme de leite com os ovos, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve. Disponha uma camada de creme em duas fatias de pão, distribua uma fatia de mussarela e duas fatias de presunto sobre cada pão. Feche o sanduíche com outra fatia de pão. Misture o creme com o queijo ralado e distribua sobre o sanduíche, de maneira que fique bem umedecido. Leve para gratinar em forno pré-aquecido a 200 graus, por cerca de 10 minutos ou até que o queijo esteja derretido e com cor levemente dourada.

***
Das Croque von Andorra! [MODIFICADO]

Montei por porção individual, com tudo muito, muito quente para não precisar ir no forno.

Fiz dois molhos hiper encorpados.
O branco: com creme de leite de soja, alho, oregano, pitadinha de sal, muito azeite, cebolinha e coentro [amo!]. Você dá uma fritadinha no alho com azeite, depois mistura tudo. Um minuto depois desliga o fogo.

O vermelho: molho pronto [da sua preferência], azeite, cebola bem picadinha, rodelas de calabreza [ou outra coisa q preferir]. Frite um pouco a calabreza no azeite com a cebola. Jogue o molho e deixe no fogo até engrossar!

Uma omelete bem despretenciosa: bata um ovo, duas colheres de água, duas colheres de queijo ralado [da sua preferencia] e frita a bendita no azeite ou óleo.

Tudo bem quentinho, você faz o seguinte:
Em um prato [com formato de coração...eheheh brincadeira!] você coloca uma fatia de pão de forma [da sua preferência], passe bastante maionese, o molho branco, a omelete e por cima bastante molho vermelho. Se quiser, pode salpicar queijo ralado.

Und voilà!!!!!

Dica de Andorra: O Croque-Monsieur é uma excelente opção para uma refeição rápida, podendo ser servido acompanhado de salada verde como se faz na França. E eu prefiro a versão vegan do Croque...quem quiser é só pedir!

Beijos e boa noite!

Um comentário:

Carol Viana disse...

Delícia!!!! Vou fazer pra galera aqui em casa.