quarta-feira, 2 de setembro de 2009

KIBUTZ de Andorra

Olá, pessoas!

Enquanto minha irmã esta ensandecida, pela noitada com velhos amigos, eu tento alimentar minha família! Hua hua hua... Hoje, eu vou mostrar que a comida árabe sofre mutação Andorriana.


Bem, aqui está uma Receita Original de Kibe de Forno [ou Kibe de Bandeija]. Este prato é super rápido e muito saboroso, pois a minha receita tem mais personalidade.. E, não é novidade para ninguém, que o mundo é dos espertos e dos CRIATIVOS! Então, é comigo mesmo...

***
Antes, vamos aprender umas coisinhas da cozinha árabe: o que você sabe sobre o Kibe?

O Kibe é um prato típico da cozinha sírio-libanesa, aliás de toda cozinha árabe. Representa bem essa culinária na qual comer com as mãos não é considerado falta de polidez. O Kibe Frito e o Assado são comidos com as mãos, enquanto o Kibe Cru deve ser colocado dentro do pão ázimo (o pão sírio) e só então temperado com azeite e limão. A origem do preparo do Kibe se perde no tempo. É um prato do povo, inventado pelo povo, com as sobras de carne moída (carne de cabra ou de carneiro) adicionadas de trigo sarraceno (para fazer mais volume) e dos temperos das donas de casa.

A hortelã, erva básica na comida árabe, também tempera o kibe
e acompanhado com homus ou babagnouge e pão árabe ou ainda arroz a moda árabe.

***
O Kibutz de Andorra

Para a mutação:

700 g de carne moída de primeira
3 colheres de molho soyo
2 dentes de alho
1/4 de água
1 cebola grande
coentro ou salsinha
cebolinha
pimenta do reino, páprica picante e ou pimenta síria
sal
azeite

A mutação é feita assim:

Eu deixo o kibe hidratar, com água super quente, por mais de 1 hora. Aí, numa vasilha, já com a carne moída e o kibe fofinho, eu coloco: a cebola picada em pedaços médios; alho em fatias finas; o molho soyo. A sua à la vonté: coentro, salsinha, a pimenta e o sal. Misture tudo, muito bem até ficar uma massa homogenea, acrescente a água e misture mais um pouco.

O tempo no forno dependerá da potencia do seu fogão. No meu ele fica certa de 30 minutinhos. Você coloca e quando estiver bem moreninho, voilá, estará pronto!

Dica de Andorra: Alá me pediu para dizer o seguinte: Na casa da Maitê [eu] eles comem o Kibutz com qualquer coisa, mas o bom mesmo é com qualquer tipo de saladinha!!! Piadinhas a parte, o povo de casa só falta se virar para Mecca e agradecer...

P.S.: Meu, não existe na face da internet, uma foto bonita do bendito Kibe de Forno!!! Essa foi a melhorzinha. Cassetada, gente, vamos melhorar o foco and beautiful shots, please! E, quando fizer em casa o Kibutz, eu tiro foto e posto no blog da Carol Gourmet, blz?

Boa semana!
.
.

Um comentário:

Carol Viana disse...

Linda amei o texto !!! E amo mais ainda seu kibe....